domingo, 27 de janeiro de 2008

A VALA DOS NÃO-HUMANOS.


A VALA DOS NÃO-HUMANOS
Uma parte da população brasileira habita a vala dos não-humanos. É a lição da inacreditável história de uma jovem de 15 anos, largada como um bicho na cela de presidiários, a quem servia como pasto há vários dias, sem que nenhum agente público impedisse a bestialidade da situação.
Mistura-se ali ingredientes de um Brasil bruto e medieval e veio à tona muito do que despreza : uma jovem, delinqüente, presidiária. Para esse Brasil o corpo da menina não vale nada, é menos que nada , uma fera jogada a outras feras, pouco importando à autoridades pública o que pudesse lhe acontecer. Contra ela nada é crime, quantos estupros se queira, já que pertence à categoria dos que são jogados na vala dos não-humanos.
Cúmulo da ironia, tudo isso acontecer na s vésperas do Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulher em um Estado governado por uma mulher. Várias outras mulheres envolvidas, delegada, juíza, mostraram igual incúria e indiferença . Moral ou imoralidade da história, antes dos presos, quem primeiro estrupou a jovem foi o poder público. Fica abalada a convicção de muitas de nós de que as mulheres no poder fariam uma diferença.
O corre-corre que se segue sempre aos escandalos desvenda a situação degradante, mas não responde a perplexidade dos que perguntam: como é possivel que isso possa acontecer? A resposta é pronta : acontece e muito e em vários lugares do Brasil. Assim , como uma constatação , algo que se lamenta, mas que é assim.
PARTE DO TEXTO;
A VALA DOS NÃO-HUMANOS “ROSISKA DARCY DE OLIVEIRA”

Fote: Jornal O Globo Domingo 27/01/08


Nenhum comentário: