França - Cientistas franceses desenvolveram uma molécula química que bloqueia os mecanismos celulares que o HIV, vírus causador da Aids, utiliza para se multiplicar e se espalhar pelo organismo, anunciou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNPC).
Segundo um comunicado da entidade, a molécula IDC16 impede a replicação do HIV-1, etapa crucial do processo de multiplicação do vírus ocorrida dentro da célula atacada.
Os pesquisadores do Instituto de Genética Molecular de Montpellier desenvolveram a estrutura com o objetivo de evitar os problemas de resistência do vírus às chamadas triterapias (combinação de três medicamentos para conter a doença).
Os tratamentos clássicos contra o HIV associam três moléculas que atuam sobre os mecanismos próprios do vírus. Porém, como este vive em contínua mutação, acaba desenvolvendo resistência aos medicamentos.
Por isso, a nova alternativa terapêutica se mostra extremamente promissora. A molécula pode ser eficaz no combate a diferentes vírus isolados que até agora ofereciam resistência aos tratamentos clássicos.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário